top of page

SOBRE O(A) 5GVIDEOSTREAMING

Quem somos nós

Desde nossa fundação em 2000, nos tornamos mestres em nosso ofício. Com um atendimento incomparável, temos o compromisso de fornecer produtos de qualidade e serviços excepcionais para que nossos clientes sempre voltem a nos procurar. Estamos constantemente nos aprimorando para expandir nossas ofertas a fim de melhor atender toda a região de São Francisco.

Página inicial: Sobre

          O tráfego de dados de vídeo na Internet representam 73% de todo  tráfego da Internet actualmente. Existem agora tecnologias de codificação que nos permitem compactar vídeo de forma bastante eficiente, como é o caso do H.265/ HEVC. Estas, são bastante importantes uma vez que, temos vindo a aumentar a resolução dos nossos ecrãs.

          O streaming é a transmissão contínua de audio e video de um servidor até a um cliente. O video está agora dividido em partes pequenas que são transferidas e reorganizadas de acordo com o cliente. Desta forma é possível só enviar o conteúdo que o utilizador pretende visualizar. No entanto, nem sempre foi assim, as tecnologias de transmissão de dados sofreram grandes mudanças nos últimos 20 anos tendo existido várias gerações e constantes melhorias a estes serviços.

Todos os vídeos
Assista agora
Página inicial: Sobre

TECNOLOGIA 5G

De um modo muito simplificado, um stream começa com o vídeo e áudio a serem comprimidos por codecs, como o H.265 ou o mp3. Depois, os streams de audio e vídeo codificados são transformados em ficheiros fMP4  que são transmitidos pela Internet até ao cliente.

Há uma grande variedade de tecnologias envolvidas no streaming de vídeo em 5G, quer sejam relativas à compressão de dados, otimização de rede, protocolos de Internet, etc. Vão-se mencionar apenas algumas tecnologias relevantes ao âmbito do trabalho. 

A principal desvantagem do 5G face ao 4G é o facto do alcance ser mais curto, sendo necessário proximidade às antenas para se usufruir das vantagens da ligação, o que implica a necessidade de instalação de várias antenas.

codec.png
velocida.PNG
Página inicial: Sobre

ANTECEDENTES DO 5G

       Com o avanço da tecnologia  foi possível melhorar as redes de transmissão de voz e dados no que diz respeito à sua capacidade transmissão e implementação por todo o mundo.

  •  Nos anos  90 aparecia a segunda geração (2G) onde os sistemas davam primazia à segurança, robustez e a uma utilização eficiente. No entanto, a transmissão de dados era de baixo débito e possuía uma capacidade bastante limitada de largura de banda. 

  • A terceira geração (3G) chegou no inicio dos anos 2000, existiu um crescimento dos serviços disponíveis pois esta tecnologia, possuía uma rede com maior velocidade de transmissão. Em média de 5 a 10 Mb/s, já era possível a transmissão de vídeo em tempo real, embora a qualidade fosse reduzida, face aos dias de hoje. 

  • Nos dias de hoje, podemos contar com a tecnologia 4G que nos oferece uma boa qualidade, no que diz respeito às velocidades de transmissão estas são garantidas através de uma estrutura baseada em fibra óptica.

velocidades_edited_edited.jpg
Página inicial: Sobre

MODELO DE NEGÓCIO

 Plataformas como o Youtube, Twitch ou TikTok são uma parte cada vez maior do dia-a-dia de muitos jovens. Com a democratização da criação e distribuição de conteúdos, cada vez mais pessoas partilham vídeos online. O Youtube é a segunda maior plataforma de social media, com 1.9 milhares de milhões de utilizadores, 79% e 500 horas de vídeo carregadas a cada minuto. Esta enorme quantidade de conteúdo permite que as pessoas se expressem, mas também é uma oportunidade de publicitar um produto. 

 Como o 5G permite 1 milhão de dispositivos por quilómetro quadrado ligados na mesma e tem uma largura de banda alta, pode permitindo que um grande número de utilizadores possa fazer stream de vídeo em alta qualidade ao mesmo tempo.  
 
A melhoria de serviços já existentes, assim como novas experiências poderão fazer com que mais utilizadores estejam dispostos a gastar dinheiro em tarifários e  dispositivos 5G, consequentemente gastando mais tempo e dinheiro com streaming de vídeo nas suas várias formas.

plataformas.jpg
Questões Legais
  • Direitos de Autor

 

  • Direitos de Transmissão

 

Quando se trata da retransmissão de conteúdo é necessário que haja uma pesquisa de forma a saber se o conteúdo que se irá retransmitir possui algum tipo de direitos de transmissão.

Assim, para que se possa efectuar a transmissão de conteúdo é necessário que existam contratos entre quem faz o Streaming e quem é efectivamente o “proprietário” do conteúdo. Em alguns casos, são as próprias empresas de Streaming que financiam a criação de conteúdo.

 

Questões Legais

  • Princípio da neutralidade

 

  Muito do conteúdo disponível na Internet está protegido por direitos de autor e o video não é excepção. Distribuir de forma não autorizada pelos autores, conteúdos copyrighted  é considerado crime de pirataria informática. Mas isto não impede que sites de Streaming o façam correndo o risco de serem encerrados e os proprietários devidamente punidos segundo a legislação em vigor no país.

 

No que diz respeito à prestação de serviços de acesso à Internet, os prestadores desses serviços deverão tratar todo o tráfego de igual forma, sem discriminações, restrições ou interferências, independentemente do seu emissor ou recetor, conteúdo, aplicação, serviço ou equipamento terminal. Garantindo assim o livre acesso a qualquer tipo de informação por parte de todos os utilizadores, sem os condicionar na sua escolha.

 

Página inicial: Sobre

  Existem actualmente no mercado português cerca de 1,5 milhões de subscritores de serviços de streaming de filmes e séries.

 

   Em Março de 2018 que a ANACOM iniciou um estudo de mercado com o objectivo de avaliar o interesse dos operadores e utilizadores no que diz respeito à utilização da tecnologia 5G para comunicações.

 

    Embora o 5G ainda não tenha chegado ao cliente final em Portugal, muitos testes já foram efectuados a fim implementar o uso da tecnologia. Mas para que tal se torne possível, é necessário existirem infraestruturas capazes de suportar a rede 5G.    

 

 

     

altice.jpg

5G EM PORTUGAL

     A Vodafone que foi a primeira operadora a realizar os testes à rede 5G, em Lisboa. O teste incluiu a transmissão de ficheiros para dois dispositivos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades superiores a 1 GBs. 

Vodafone-5G1.jpg
bottom of page